Tecnologia, inovação e tendências, o evento organizado pelo E-Commerce Brasil, que teve sua primeira edição em 2009, se tornou hoje o maior evento de e-commerce da América Latina e consolidou sua 13ª edição como mais um sucesso.
O Fórum ’22 que aconteceu nos dias 26 e 27, na Transamérica Expo Center, em São Paulo, trouxe um espaço para a discussão sobre as próximas tendências do setor, dividido em quatro grandes temas: Gestão e Operação, Marketing e Vendas, Tecnologia e Transformação Digital. Com o foco em tratar todos os temas relevantes e gerar insigts, o evento cumpriu com todas as expectativas, foram mais de 15 mil congressistas, 250 expositores, mais de 200 palestras além de mais de 20 áreas de conteúdo.
O evento é contemplado de muitas horas de um rico conteúdo, Tiago Baeta, fundador do Fórum E-commerce Brasil, comentou “A criação e organização dessa edição foi especial e desafiadora. Foi a volta do evento de maneira presencial, o que deu um certo frio na barriga, mas também um grande desejo de promover a melhor experiência possível para cada congressista. Ao final do segundo dia, acredito que tenhamos alcançado esse objetivo”, e tivemos, sim, a melhor experiência possível.
Esta foi a primeira edição que estivemos presentes, e dentre todos os temas abordados nas palestras e no evento, conseguimos observar e aprender como o mercado está e principalmente as mais novas tendências, como quando Daniel Bottas, ex-Creative Director da Meta, ressaltou que “construiremos juntos o metaverso e que devemos aproveitar a oportunidade de fazer parte desde o início” e reforçou que precisamos estar onde o cliente está.
O Metaverso foi um dos assuntos mais citados nas palestras, Marcelo Zimet, CEO da L’oreal também falou desta tendência, e para ele, o desafio é criar uma forte relação emocional com os consumidores para aumentar a penetração dos produtos. Soluções como conversational commerce, social commerce, live streaming e serviços digitais fizeram a empresa aumentar em 3x sua participação on-line nos últimos anos.
Outro assunto abortado foi a logística e como é o setor após a pandemia, na palestra Robson Privado, COO e Co-Founder MadeiraMadeira, ele contou como buscou ganho de escala e eficiência com essa operação e integração: “A gente faz em algumas lojas, testa, aprende e depois escala”. Há uma busca constante por otimizar logística, prazo de entrega e frete. Em sua palestra também falou sobre o Omnchannel, outro tópico que foi muito citado no evento.
Além das palestras, a oportunidade de networking com os 250 Expositores é gigantesca, os Expositores abrangem todo o mundo do e-commerce, desde Marketplaces, Integradoras, Consultorias, Logística, Tecnologia de Conciliação Financeira, Plataformas de CRM , Tecnologias de Prevenção Anti-fraude e muito mais, podemos encontrar tudo o que precisamos no evento. Apenas por andar pelo saguão de Expositores e visitar os estandes conseguimos aprender muito, além de, claro, criar contados.
De forma geral, o evento é sobre o mercado e as tendências com foco nos consumidores, Tiago Beata no fim de sua palestra disse “Em linhas gerais, podemos afirmar que, mais do que nunca, o poder está nas mãos dos clientes. Assim, apostar em tecnologias que ajudem a encurtar o caminho até suas necessidades será cada vez mais necessário. Mas, muito além disso, as marcas de varejo, sejam elas digitais ou físicas, precisam criar conexões genuínas com seus consumidores, baseadas em ética, valores e transparência”, e foi isso que conseguimos no evento.
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