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Foto do escritorSarah Babone

O que é marketplace e como utilizá-lo para vender mais?

Aprenda mais sobre o que são marketplaces, o que é preciso para vender neles e quais os fatores que levam a ter sucesso nos marketplaces.



O que é marketplace?


Marketplace é a palavra usada em inglês, para mercado. Na prática é um modelo de shopping virtual, que vem trazendo exatamente a ideia de um espaço em que os vendedores e compradores podem fazer seus negócios e evoluir em seus interesses.

As vantagens desse modelo de negócio, principalmente nestes tempos são significativas, pois atinge qualquer pessoa com acesso a internet. Os possíveis clientes podem ter noções de avaliação do serviço/produto, podem comparar orçamentos e ter um acesso maior do que buscam; o marketplace pode ser considerado uma vitrine online pois pode-se lucrar com conexões e alcances muito maiores do que o presencial.


Além de todos esses benefícios o administrador do marketplace não precisa se preocupar com entregas, estoque ou fabricação, pois tais responsabilidades são dos fornecedores da plataforma, que utilizam de estratégias de marketing digital e parâmetros que a própria plataforma pode oferecer.

O Marketplace é o “novo”. Veio para revolucionar e facilitar o e-commerce, auxiliando para que as compras online sejam muito mais práticas e fáceis.



Quais são os principais marketplaces?


Com o crescimento do ramo online, empresas de pequeno e grande porte vem se posicionando nos marketplaces, aqui nós temos as 13 maiores empresas inseridas na plataforma:


1- Mercado Livre

2- Shopee

3- Amazon

4- Americanas

5- Magalu

6- AliExpress

7- Casa Bahia

8- Netshoes

9- Renner

10- Droga Raia

11- Madeira Madeira

12- Uber

13- Airbnb



Como vender em marketplaces?


Se o seu desejo é que seus serviços ou produtos estejam a venda em marketplaces famosos como Magalu, Mercado Livre ou Americanas, eis alguns pontos que devem ser considerados:


  • Defina o marketplace que mais se adequa a sua empresa


Escolha uma plataforma que tenha um modelo de negócio que se assemelha ao seu, e vende o que você vende. E você pode vender em vários marketplaces ao mesmo tempo.


  • Faça a integração com a sua loja virtual


Para facilitar ainda mais seu trabalho, integrar sua loja virtual ao marketplace é uma ótima opção. Pode se integrar em alguns casos via API.


  • Divulgue a novidade para o publico


Chegou novidade, agora sua loja está em um marketplace! Divulgue isso para o seu público, não perca a oportunidade de trazer um engajamento extra e orgânico para o seu negócio, assim você terá mais chances de vendas e maior alcance!




Fatores de sucesso para vender em marketplaces?


Para o seu negócio decolar nas plataformas de marketplace, você precisa saber e colocar em prática alguns mecanismos:


Nicho de mercado é o primeiro da lista, pois nada adianta ter boas intenções e grandes expectativas se o seu nicho não for muito bem definido e estudado.


Outro ponto importante a ser relevado é a taxa de conversão. Que nada mais é de quantas visitas em seus produtos e plataforma se tornam vendas. Em marketplaces de nichos bem definidos a taxa de conversão é de até 10x maior do que a media do mercado.



Marketplace vs loja virtual: qual o melhor momento para cada um?


Para que você tenha certeza de qual é o melhor para a realidade da sua empresa e para que você saiba por onde começar, alguns pontos finais devem ser observados:


Em marketplaces, a visibilidade de um produto é superior a de uma loja virtual exclusiva da marca, isso pois sellers como Americanas, Amazon, Shopee e Mercado Livre investem em marketing, o que faz destes fontes de pesquisa e avaliação do produto; além de que esses sites hospedam lojas parceiras, como uma realidade de shopping virtual.


Mas para ter a certeza, aqui temos as principais vantagens e desvantagens de ambos:






Conclusão


Os marketplaces são empreendimentos que tem grande potencial de crescimento. Então mesmo que tenha seus custos, é uma ótima escolha para fazer seu negócio alavancar, e participar a cada dia mais, do meio que mais cresce, que é o online!
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