top of page

O que é Marketplace? Sua origem e a importância em 2022




O que é Markertplace?


Um lugar onde você pode comprar e vender quase tudo, a palavra Marketplace vem do idioma inglês, sendo a junção das palavras Market (mercado) e Place (local) se tornando hoje um modelo de negócio que revolucionou as vendas online.

Com uma proposta diferente do e-commerce, traz uma gama de varejo e a ideia de uma democratização maior no mundo da venda online. Trata-se, portanto da centralização de diferentes produtos, lojas e marcas em apenas um lugar, Marktplaces são as plataformas onde você pode comprar desde alimentos até moveis sem sair da mesma página, funcionando como um grande shopping virtual.


Para os vendedores, este modelo traz as chances de aumentar as vendas, já que conseguem ampliar o público de potenciais clientes e em troca desse espaço para vendas, as plataformas costumam ter taxas e comissões sobre os pedidos, tendo assim, ganhos para todos.

Os principais Marketplaces atuantes no Brasil são a Mercado Livre, o grupo B2W que engloba canais como Submarino, Americanas e Shoptime, a Via Varejo que integra os e-commerces Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, a Magazine Luiza que é o “mais nova” dentre todos e a Amazon.



Sua origem, onde tudo começou.



Podemos dizer que as vendas online começaram a partir do ano de 1984 com a CompuServe, que criou a Electronic Mall, um software que mais se parecia com um prompt de comando e a internet que conhecemos hoje nem existia.

Entretanto, o software já tinha sellers e catálogo variado, o cliente podia até mesmo pagar usando o seu cartão de crédito. E na década de 90 a Amazon e o eBay tomaram o lugar da Electronic Mall que já caminhava para o seu fim, porém apenas nos anos 2000 as plataformas começaram a funcionar como um Marketplaces parecido com o que temos hoje.



Crescimento dos Marketplaces no Brasil hoje



Devido à pandemia de COVID 19 o varejo online foi contra a mão das demais áreas trazendo um crescimento exponencial, os especialistas apontam que apenas neste período o seguimento cresceu o que estava esperado para acontecer em cinco anos, entretanto, ainda não parou de crescer, 94% dos brasileiros pretendem continuar usando deste meio para compras.

Não há mais como negar a importância de qualquer negócio,

independentemente do tamanho e setor, ter presença digital.

36 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page