top of page

O que é o Metaverso?



Metaverso


O que é Metaverso? Como a mudança de nome do Facebook para Meta impulsionou e popularizou a mais nova tendência do mercado no mundo.


Com a proposta de uma nova camada além do mundo real, o Metaverso integra o mundo virtual com o mundo real, um ambiente imersivo construído por tecnologias como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Hologramas.

A ideia de um mundo com o Metaverso faz com que os filmes Matrix e Jogador N1 não sejam vistos mais como uma utopia e ficção. Com este universo, em um futuro não muito distante, conseguiríamos interagir uns com outros, trabalhar, estudar e ter uma vida social, tudo dentro do mundo virtual, não apenas sendo observadores dele como somos hoje, e sim, fazendo parte.

Entretanto, ainda não chegamos a tal ponto, com a popularização recente, ainda estamos nos primeiros passos para viabilizar esta nova realidade, mesmo que o termo tenha sido criado em 1992, por Neal Stephenson em seu livro de ficção cientifica “Snow Crash” foi apenas em 2021, quando Mark Zuckerberg anunciou que sua organização se chamaria a partir de então de Meta.


“No Metaverso, você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar – reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar – bem como ter experiências completamente novas que realmente não se encaixam em como pensamos sobre computadores ou telefones hoje”. Explicou Zuckerberg em uma carta aberta ao público.


Porém, não apenas o Facebook está apostando nesta tendência, todos estão de olho e os investimentos na área chegam a valores bilionários, o Mesh, da Microsoft, por exemplo, é uma plataforma para realizações de reunião com hologramas, já a NVIDIA Omniverse, da Nvidia, uma plataforma de simulação onde artistas e designers podem trabalhar na construção de Metaversos. Até mesmo a Nike apostou na tendência, criando dentro do game Roblox a Nikeland, que resultou em uma coleção de NFT’s para acesso exclusivo, que permite a compra de produtos físicos diferenciados e exclusivos.

Dentre outras iniciativas, as empresas estão elaborando muitas estratégias que envolvem a utilização de NFT’s

O que são NFT’s?


NFT é uma sigla para "Non-fungible Token" que, em tradução livre, seria algo como "Token não-fungível". A chave para entender o que são NFTs e sua aplicação está na ideia de um bem ser ou não fungível, que em uma explicação simplificada é que aquela coisa não pode ser substituída, nem trocada, porque tem propriedades ou características exclusivas.


Qual a relação entre o Metaverso e as NFT’s?


O objetivo das pessoas que trabalham em tecnologias para criar o Metaverso é que ele tenha a sua própria economia e moedas, com as quais os usuários poderão comprar, vender e negociar NFTs, imóveis digitais, itens diversos, acessórios para o avatar, jogos e muito mais.


O Metaverso ainda está em seu início, muitos estudiosos dizem que é a peça-chave para web 3.0, a versão de uma internet mais imersiva, descentralizada e aberta, diferente da web 2.0 que temos hoje, mesmo que haja críticas e um grande caminho a percorrer, o Metaverso é um futuro que está se mostrando para nós.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page